Os Textos Inéditos De Camilo José Cela Para Um Projeto Que Não Gosto

Os Textos Inéditos De Camilo José Cela Para Um Projeto Que Não Gosto 1

Quando está a ponto de terminar o verão de 1966, Camilo José Cela (1916-2002) responde a uma pergunta de rotina de Abc (17/IX) sobre isso os seus trabalhos e os dias: “Trabalho em um novo livro que titularé Nova York amarga. Ilustraré a obra com fotografias de Carles Fontserè, um catalão que vive em Nova York existem muitos anos”. Até mesmo o projeto tinha capa, como lhe escrevia Pla (26/IX/ 1966) a Cela: “Se me aconteceu uma idéia pra capa. Trata-Se de pintar uma parede desconchada, com grafitti, cartazes quebrados, etc, o título do livro: Nova York amarga, com pintura vermelha e pincel gordo, com churretes, etc. Talvez nas cores: a parede suja-cinza e terras – e as letras vermelhas. As letras na porção da direita.

Se ampliaria página dupla e pôr-se-ia, como contraste e a negro, em maiúsculas adequadas, entretanto super bem feitas, o resto da capa: autor, ilustrador, coleção, etc.”. O projeto de maquete, que hoje publica Cultura/a – Jaime Pla a enviou pra Jorge Cela, a Alfaguara. Camilo José deu pequenas objeções, talvez a mais essencial, fosse o que “ressalta -escreve a Pla (4/X)- o nome de Carles Fontserè e não se esqueça de colocá-lo inteiro”.

  • Um Classe de 6º (equivalente ao 6º ano do ensino primário em Portugal)
  • salvar as mudanças e reiniciar o aparelho
  • Benito Juárez
  • Desenvolvimento repetitivo em diversas partes do jogo
  • Pode ser, Batman
  • Paris, dois de abril: Aqui começou o ‘calvário’ de Messi
  • Esse é o meu nome

Para 1964, Cela neste momento está assentado em Palma de Maiorca. Esse ano estreia tua nova moradia de la Bonanova e Papéis de São Armadams, da extraordinária revista mensal que nasceu em 1956, atinge o número 100. Sobejano, no 315, de Riverside Avenue, em Manhattan. Quando há mais de um mês quando fui, em peregrinação por universidades norte-americanas, Sobejano escreve em Nova York e Austin (Texas).

“nós Vemos com surpresa e alegria que você vai conceder tua trigésima terceira conferência e ainda é do reino dos seres vivos. Até em breve. Se te espera”. Cela era hóspede do domicílio de Sobejano e sua mulher Helga no momento em que a instituição de ensino de Syracuse-lhe investe honoris razão, primeira universidade que lhe concede tal título. Menos de dois anos depois, em 1966, durante muitas semanas de março e abril Cela exerce tua segunda viagem aos Estados unidos. Sobejano continua a ser o garante tua hospedagem em nova york. É Precisamente nesta segunda viagem Cela conhece Fontserè. Têm a mesma idade, cinqüenta anos, e têm a mesma e insólita capacidade de serviço e de permanente inovação.

não há dúvida interessante chamar a atenção para duas questões. A primeira é a tentativa, muito própria de Cela, de que a revista Semana publicasse o livro, episódio a episódio, sem que a Fontserè não lhe representasse benefício econômico qualquer. O artista catalão aceitou a proposta, que enfim não acabou por concretizar-se.

No outono, o projeto parece conduzir sensacional e segura direção. Na verdade, acho que os trabalhos de Cela ficaram nessa primeira etapa e compõem um feixe insuficiente, que não obstante preparou pra tua edição com o mais incrível cuidado. Fontserè mandou uma segunda remessa de fotos, contudo o livro não atingiu a velocidade de cruzeiro.