Províncias Unidas Da América Central (1823)

Províncias Unidas Da América Central (1823) 1

Uma federação (do latim foederatio, “união”) é um agrupamento institucionalizada de entidades sociais relativamente autônomas. A federação costuma juntar-se à geração de Estados conformados por tua vez, a reunião de diversas entidades territoriais e políticas. Também costuma ser denominado Estado federal ou república federal e, normalmente, tem um sistema político republicano e excepcionalmente monárquico. O termo se contrapõe ao Estado unitário ou centralizado.

A organização política ou suporte constitucional que caracteriza uma federação é conhecido como federalismo. O modelo federal pode alcançar até mesmo o certo de autodeterminação dos territórios federais, que foi precisamente o que ocorreu durante o desmembramento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

As federações são capazes de ser multiétnicas ou expandir-se por vastos territórios, bem que não obrigatoriamente, tem de doar alguma destas circunstâncias. Com frequência, as associações constituem-se sobre isto um acordo original entre Estados soberanos. Os estados que formam a federação não costumam ter o correto de desprender-se unilateralmente da mesma.

Entre as associações mais conhecidas localizam-se pela Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, EUA, Índia, México, Rússia, Suíça e Venezuela. As partes que compõem uma federação são normalmente famosos com o nome de “estados”, o que, pra diferenciá-los dos “Estados nacionais” costumam ser chamados de “estados federados”.

Esses estados são capazes de ser considerados como dotados de uma certa soberania, já que certas competências que lhes são reservadas, com eliminação do governo federal. Contudo, uma federação é qualquer coisa mais que uma mera aliança de estados independentes. Os estados que formam uma federação não costumam ter perícia em matéria de política externa e, portanto, a inexistência de consideração de independentes, sob o correto internacional.

Alguns países usam nomes diferentes (e distintivos) pra denominar suas partes federadas: pela Suíça são famosos como “cantões” e no Canadá e Argentina são chamados de “províncias”. Apesar de o previamente mencionado, não é, obrigatoriamente, característico de uma federação que exista uma extenso localidade central (uma “metrópole”), perante o controle direto do governo federal.

Uma federação poderá surgir de imensas maneiras, dependendo da origem de tuas partes constituintes. Pode surgir, e este é o caso mais frequente, como consequência de um acordo inicial entre Estados independentes que se unem pra resolver problemas comuns ou dotar-se de uma defesa mútua.

  1. Pão Pita – Pão Plano De Trigo
  2. 1 terminal de carga com capacidade pra dois milhões de toneladas anuais
  3. 17:48 horas – Se confirmam os assaltos nas áreas onde o tráfego está em colapso
  4. Uma lesão que capta gadolineo no acompanhamento por IRM, com referência a uma IRM basal
  5. Uvas ( 12 grandes ou vinte pequenas )
  6. Uma madalena que assistência a encurtar o colesterol
  7. É um desintoxica angústia natural único

Este foi o caso da Argentina, Austrália, Alemanha, Canadá, EUA e Venezuela. Pode aparecer de um modo oposto, quer dizer, de um país originalmente centralista em que uma reforma constitucional ou de um movimento armado conseguem um certo grau de independência pra diferentes regiões. Este é o caso do Brasil e México. Pode ser bem como o efeito de uma confederação de Estados independentes que escolhem estreitar ainda mais seus laços. Este é o caso da Suíça, que é uma federação, apesar de manter a denominação de “confederação” em teu nome oficial (Confederação Helvética). E por último, poderá surgir como uma federação de federações, embora este esquema dá certo mais como um corpo humano internacional como um Estado nacional.

Este é o caso da Comunidade de Estados Independentes, que surgiu a partir do número da União Soviética. Um Estado unitário é aquele que tem um único grau de governo nacional centralizado. Todavia, os Estados unitários bem como conseguem contar com uma ou mais regiões que se autogobiernen.

A diferença entre uma federação e esta classe de Estado unitário é que a independência das regiões com liberdade só é tolerada pelo governo central, que podes revertê-lo unilateralmente. A distinção entre federação e Estado unitário, muitas vezes, podes ser ambígua.