Dean Garnett mastiga gelo sentado no chão do quarto de seu hotel. Lutador de artes marciais mistas, pesa sessenta e nove kg, contudo está às 19 horas de um combate e deve atravessar a pesagem (-sessenta e dois kg) pra disputar a batalha. São 7 quilos a mais, dez por cento de teu peso, e vai pegar as luvas deshidratándose, expulsando toda a água que puder do seu corpo.
Sem tomar nem ao menos uma gota. É trabalhoso resistir à tentação de engolir. Depois, sobe na balança e resopla. São nove horas e ainda necessita descer quase 3 quilos. Dean Garnett é o protagonista de uma reportagem da BBC a respeito do ‘weight cutting’, uma prática comum em esportes como o boxe, os tipos diversos de briga de judô.
Levados ao extremo, os atletas usam o ‘weight cutting’ pra competir em uma determinada categoria de peso, pela desidratação em poucas horas. Como no caso de Coe, às vezes se trata de fazer exercícios com roupas. Calças e camisolas grossas ou plásticos, em que embutirse, tudo, antes de fazer o exercício. Uma prática de muito traço, que tem como fim a transpiração, perda de líquido pela transpiração.
E tudo, sempre que se limita a ingestão de líquidos.
Novas vezes, recluyen na sauna e banhos quentes, assim como com a transpiração, como o jeito muito rapidamente para permanecer desidratado. O perigo de se manter a altas temperaturas são adicionados sessões acima do tempo recomendado (15 ou vinte minutos). E tudo, sempre que se limita a ingestão de líquidos. Em muitas ocasiões, se vetam ademais, os aportes de hidratos de carbono, no tempo em que recorre-se, a título de exemplo, o café, um diurético pra suprimir urina. O desespero por perder um grama leva, finalmente, ao fazer a barba, raspar e raspar.
Fernando Gutiérrez, diretor do Centro de Medicina do Esporte. A realidade é diferente. Perdem fundamentalmente água, pelo motivo de têm pouca gordura. Entretanto isto vai muito além de uma lesão. Centro de Alto Rendimento de Madrid. Então, o controlam lá que não cometam exageros? É a procura permanente por achar uma suposta vantagem competitiva no esporte divididos por categorias de peso. Javier Iglesias, presidente da Federação Portuguesa de Competições Olímpicas.
Há alguma regulamentação que proíba o ‘weight cutting’? Em início, não. Os nutricionistas recomendam deslocar-se reduzindo o peso com o tempo, entretanto a toda a hora deixa um quilo de desidratação, se tem feito desde que existem os esportes com categorias de peso. Que lhe parece a federação que possa variar a legislação?
No momento em que eu competia, que era desta forma, e passava o mesmo. Pessoas correndo durante horas, sauna e descendo quilos no último momento. Alguma coisa resolverá, mas os países com um interesse puramente desportivo continuam sacrificando. Os médicos não colocam limites? É um mundo complexo, algumas vezes, é o atleta ou treinador quem escolhe. No momento em que vão com a federação há um controle, exigimos que tenham lutado antes nessas categorias. Em quarenta anos que levo nisto, só eu vi um desmaio.
Igrejas competiu pela competição livre olímpica e greco-romana, antes de dirigir a federação, e participou dos Jogos de Los Angeles, Seul e Barcelona. Como ele, faleceram o brasileiro Leandro Souza em 2013 ou o chinês Yang Jian Bing em 2015. No ano anterior Dhafir Harris sofreu um ataque cardíaco em pleno confronto, como efeito de uma desidratação rigorosa. Todos eles, lutadores de MMA. Mas trata-se de uma obsessão aplicável em outros esportes.
- Suco de cranberry para perder a gordura da barriga
- Inibidores de IMAO
- Arroz integral, toda a quantidade que quiser
- Passa o item obtido por um passador ou um lenço, que permita filtrados
- Sopa de cebola. tudo o que quiser
Passou os dias que antecederam a briga, correndo por Lisboa. Para tirar os últimos gramas, sentava-se envolto em cobertores próximo a um radiador de moradia. Um dos de antes, de ferro fundido. A tua sogra lhe corriam as lágrimas, observando-a sofrer dessa maneira”, conta o lutador espanhol Javier Castillejo em sua biografia, escrita pelo jornalista Jorge Sanz, onde recolhe várias práticas também comuns entre os púgiles. O jornal Marca foi em 2001, antes de sua batalha pelo título mundial contra Oscar de la Hoya, talvez exagerando um tanto: “Castillejo você vai receber 10 quilos em um dia. Vai pra pesagem com 69 e ao ringue com 79”. Todavia a dificuldade é como vir ao mínimo. Às vezes, custa a vida.
A dieta do chá verde consiste em beber todos os dias um copo do chá, antes ou depois de cada uma das refeições principais. Tudo isto levando em consideração a ingestão de refeições saudáveis, evitando o possível frituras ou excedente de gorduras, doces e alimentos sucata; aumentando, pelo inverso, frutas, verduras e legumes. Beber superior quantidade de chá não socorro a perder gordura mais muito rapidamente.