Cinema E Propaganda Durante O Cardenismo

Cinema E Propaganda Durante O Cardenismo 1

Universidade Autónoma Metropolitana, Azcapotzalco. Por meio da análise de alguns filmes de propaganda governamental produzidas no México, ao longo dos anos trinta, esse serviço pretende estudar a maneira em que se estabeleceu uma relação entre os governos posrevolucionarios e os meios massivos de comunicação. São revisadas duas experiências fílmicas diferentes: os videos produzidos em Tabasco, no decorrer do governo de Tomás Garrido Canabal e os documentários efetuados pelo Departamento Autônomo de Imprensa e Propaganda (DAPP).

Se impõe uma comparação com outros casos parecidos de propaganda cinematográfica em outros países daquele instante pra apontar pros repertórios visuais e narrativos de uma linguagem em vias de consolidação. Por último, abre-se uma reflexão a respeito como se estabeleceram áreas de capacidade entre o governo e os meios massivos de comunicação nas origens do sistema político mexicano.

Palavras-chave: propaganda, cardenismo, meios massivos de comunicação. By examining government-sponsored propaganda films of the 1930, this paper explore the development of a relationship between post-revolutionary governments and mass media/broadcast media. Two distinct film productions are explored closely: films produced from the governorship of Tomás Garrido Canabal in Tabasco, and documentaries produced by the federal Departamento de Imprensa e Propaganda (DAPP). A comparison with idêntico propaganda films from abroad during the same period exposes common visual repertoire and common language employed to describe the stages of development among countries undergoing national de empréstimos. The disso discusses further the relationship between the government and mass media. Durante as primeiras décadas do século XX, o papel do estado na sociedade viu-se fortalecido em muitos países do mundo.

  1. Dois TPI desde 1989
  2. 16 Z: E às 5. (acrescentado de dado, que destrói a imagem que está montando)
  3. A última, denominada “quinta””, independentemente de se é íntegro, diminuída ou aumentada,
  4. 2 Participações na Copa América.
  5. 14:33. Toni Comín, um político pára-quedista que tem feito corrida à base de traições
  6. um Vencedor do debate

Já desde a tua campanha presidencial, em 1934, Lázaro Cárdenas havia exposto um grande interesse na difusão de suas idéias pela imprensa, a rádio e o cinema. No decorrer da campanha presidencial era claro o interesse de Cárdenas pela mídia.

É muito possível que a tua visita à Tabasco tenha despertado nele uma percepção da importância que alguns dos novos meios de difusão, especificamente o cinema, podiam ter, como quota da política do governo. Entre todas as cenas da campanha presidencial em Tabasco, há uma que chama poderosamente a atenção. Trata-Se de uma seqüência que descreve a chegada do candidato a um comício no interior do estado.

Primeiro, expõe-se o avião em que viajam Cárdenas e o governador Garrido, logo se oferece lugar ao recebimento que no —meio da planície tropical— lhes fazem os jovens camisas vermelhas, a organização da juventude radical patrocinada pelo garridismo.