Bombeiros do Serviço de Emergências de Cantabria (SEMCA) são resgatado nessa terça-feira um homem de 52 anos, de nacionalidade alemã depois que for ferido sempre que praticava canoagem no barranco do rio Navedo, em Penarrubia. O ferido, que apresentava uma possível ruptura ou deslocamento da patela -à espera de classificação hospitalar – estava praticando canoagem, junto a um grupo ajeitado com monitores quando se lesionou no joelho, em conseqüência de um golpe. O Centro de Gerenciamento de Emergência do 112 do Governo da Cantábria tiver recebido o aviso do evento minutos depois das 18:10 horas, por quota de um dos monitores do grupo ordenado.
Ao longo da exibição, Sanz Hermida explicou que “o fio condutor da edição foi, pontualmente, a descoberta do Portulano de Jorge Reinel”. Trata-Se de uma carta de navegação, do cartógrafo português, datada em 1519, com a qual conseguiu verificar a distância que havia entre Sevilha e as ilhas Malucas.
A obra cobre a viagem dos navegantes Fernando Magalhães e Juan Sebastián Elcano (1519-1522), que fez a primeira volta ao mundo em que ficou zanjada definitivamente a conversa sobre se a Terra era plana ou redonda. O livro e as cartas estão acompanhados de uma transcrição de todos os textos, do mesmo jeito que uma série de estudos complementares, assinados por especialistas na matéria.
Sanz Hermida, que se encarregou de formar a cota cartográfica do livro certificou-se de que a recolha e a reprodução das cartas “foi simplesmente mergulhar e procurar”. Segundo revelou, os mapas portulanos os navegantes são “mais claro”. Ademais, foi relatado que os capitães que “saíam com um barco para achar novas terras” e a “navegar por terras desconhecidas” tinham que “aperfeiçoar” e visualizar que o que estava ali desenhado “era verdade”. A Primeira Volta ao Mundo’, que começou em abril de 2018 e tem sido publicado há uns meses, é uma edição limitada a 500 exemplares e, como este revelou o teu co-autor, levou “muito tempo” de trabalho.
- Quarenta e oito Comunidade de Santo Egídio
- Tenho corrigido da referida frase “longa e complicada”
- 3 Casamento e descendência
- Invista dinheiro que você não deve no curto prazo
- Somnium (O sonho) (1634) – considerado como o primeiro precursor da ficção científica
O Governo de Cantábria e da câmara Municipal de Puente Viesgo investiram mais de 400.000 euros pra aprimorar as infra-estruturas do município. Trata-Se de um investimento que permitiu a regeneração do bairro, O Anjo e a instalação de recentes luminárias com tecnologia Vargas, projeto que se espalhou para as Presilhas, onde também foi construído um novo parque de estacionamento.
Estas acções foram inauguradas nesta terça-feira pelo conselheiro, José Luis Gochicoa, que esteve acompanhado pelo presidente da câmara, Oscar Villegas (PRC). O conselheiro tem valorizado o “amplo sábio”, a equipe de Governo municipal (PRC) para conduzir a cabo esse projecto, informou em um comunicado, o Governo de Cantabria. Também estiveram presentes, entre novas autoridades, o diretor-geral do Ordenamento do Território e Urbanismo, Francisco Javier Gómez Branco. Principalmente, as obras consistiram na renovação urbana do bairro do Anjo afim de aprimorar e dar preferência de emprego dos pedestres.
O local da igreja é sempre condicionado dando prioridade de exercício pelo pedestre por meio da extensão do pavimento de concreto da praça e respeitando o acesso às casas do interior, com uma nova reordenação do recinto. O Governo da Espanha apresentou 70% do financiamento dessa obra e da câmara Municipal de Puente Viesgo o 30% restante, sobre isto um orçamento de adjudicação perto de 350.000 euros.
Também em Vargas foram instalados nova iluminação no bairro O Acebal sobre a qual foram instalados por volta de lanternas de led. Os dois projetos que foram realizadas As Presilhas foram meio de gestão direta da Secretaria de Obras Públicas, Ordenamento do Território e Urbanismo. O primeiro deles consistiu na adequação de uma fazenda municipal para transformá-lo em um estacionamento com competência pra doze veículos, um deles para portadores de deficiência. O segundo projeto tem permitido instalar nove pontos de luz de led em um caminho muito frequentado do bairro Dos Remédios (Voltas) que não tem essa dotação.
Também é instalado um novo ponto do diodo emissor de luminosidade sobre um novo pólo de concreto no bairro Da Usina, no limite com o Município de Seara. O projeto abrange por volta de 250 metros de avenida de ferro entre a área de Cros, ao lado da igreja, e a ponte junto ao apeadeiro. Consiste em cobrir a linha férrea por intervenção de uma laje em forma de gaveta, pra depois urbanizar a área coberta e tornar possível a combinação de ambas as margens.